person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Bulldog francês exótico participa de campeonato na Expointer

Cinco cachorros se apresentam pela primeira vez na feira em Esteio

Alan, de 3 anos, tem origem na Polônia e se apresenta pela primeira vez em Esteio | Foto: Guilherme Testa

Quem decidir visitar a Expointer mesmo com o tempo intável deste sábado poderá conferir não só animais do campo. O 2º Expocani - Campeonato Internacional de Canicross – que acontece hoje na pista 8 do gado leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, tem participação inédita e única apresentação de cães da raça bulldog francês exótico. Alan, de 3 anos, veio da Polônia e apresenta-se para o público na companhia de outro macho e mais três fêmeas da mesma raça, mas de linhagem americana. 

O advogado Alexandre Oliveira Soares da Silva, do Canil Chateaux de France, de Porto Alegre, responsável pela vinda da raça à feira, conta que é o primeiro ano que os animais participam da Expointer. “Neste ano houve a liberação para os pequenos animais. É uma porta que se abre, tendo em vista que a feira é voltada para animais exclusivamente agrícolas e os cães são animais de dentro de casa. É importante essa participação porque os pets estão tomando conta da sociedade, das relações pessoais e interpessoais. A causa animal é um tema que está mais forte do que nunca.”

Com relação as características do bulldog francês exótico, ele conta que são cães de companhia e extremamente sensíveis a mudança de temperatura. “Eles tem problemas com o calor e temperaturas muito altas, pois tem o focinho muito curto e por isso respiração curta. É sugerido que eles sejam criados em ambientes refrigerados”, detalha.

O Expocani é uma competição de corrida com cachorro, onde o esporte de origem européia foi criado para treinar cães de trenó. A atividade consiste em uma corrida em terreno rústico. Hoje, a proposta da atividade é também fortalecer os laços afetivos entre cães e donos, estimulando a prática desportiva e a proteção da vida animal.

Alan veio da Polônia / Foto: Guilherme Testa

Fernanda Bassôa