person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carneiro JM é o primeiro macho grande bicampeão da raça de ovinos Ile de France

Animal Cabanha da Divisa, de Cruz Alta, venceu mesmo depois de ter sofrido uma lesão grave em uma das patas, em março

Carneiro JM da Divisa 1104 (box 460) conquistou dois títulos seguidos, em 2018 e 2019 | Foto: Guilherme Almeida

A Cabanha da Divisa, de Cruz Alta, fez história no campeonato da raça de ovinos Ile de France na Expointer. É dela o primeiro macho grande bicampeão da raça – esta façanha tinha sido registrada apenas por uma fêmea entre os anos 90 e 2000. O mais impressionante é que o carneiro JM da Divisa 1104 (box 460) conquistou dois títulos seguidos – o primeiro foi em 2018 – mesmo depois de ter sofrido uma lesão grave em uma das patas, em março, e uma picada de uma cobra, em maio deste ano. “Em nenhum momento dissemos que ele não viria a Esteio. Tivemos a coragem de trazê-lo, depois de muita dedicação e trabalho”, conta o criador Ramiro Cerutti de Oliveira.

O ovinocultor conta que sua equipe que trabalhou na recuperação do carneiro chegou a passar madrugadas em claro, na baia, junto ao animal para aplicar as medicações necessárias em função da picada da cobra. “Acreditamos muito nele e, pelo fato de ser um grande reprodutor e ter marcado a história da raça, ele vai ficar na nossa cabanha até o último dia da vida dele”, garante Oliveira. Segundo o jurado Fabrício Willke, o JM da Divisa 1104 tem em seu biotipo as características buscadas pela raça, como tamanho moderado e excelência de carcaça. “De 2018 para cá ele continuou evoluindo”.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ile de France, Rafael Paim, destacou que a participação da raça na Expointer superou as expectativas em termos de número de animais inscritos – 115 – e da qualidade zootécnica apresentada. Ao todo, são 19 expositores gaúchos, catarinenses, paranaenses e paulistas. “A raça Ile de France vive um grande momento”, avalia Paim.

Cíntia Marchi