person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Expointer Digital começa, pela primeira vez, sem público presencial

Com os corredores quase vazios, as atividades previstas puderam ser acompanhadas pela internet

| Foto: Fabiano do Amaral

O sábado começou ensolarado e com a temperatura em torno de 18º no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Um dia típico para o público que gosta de visitar a Expointer, que segue até o dia 4 de outubro, mas, devido à pandemia da Covid-19, terá programação pela internet. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, disse que o primeiro dia foi de ajustes do modelo virtual, que deve permanecer  mesmo que a feira retome o formato presencial. “ Pelo menos, no ano que vem queremos repetir porque  permite mostrar a genética de ponta dos animais e das máquinas para todo o mundo”, explica. O secretário também participou  abertura oficial da programação online da Emater/Ascar-RS. 

O subsecretário do Parque, José Arthur Martins, descreve a sensação de ver o Parque “vazio”. “É chocante a gente olhar e não ver a interação das pessoas”, lamenta. Martins disse que a Seapdr tem duas mil credenciais e que já entregou 700. A Federação Brasileira Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) está com cinco mil para distribuir entre os expositores.

Testes Covid-19

De 21 de setembro até o meio-dia, 770 testes para diagnóstico de Covid-19 foram aplicados no Parque. Do total, 35 foram positivos, sendo 3 verificados ontem.  Segundo a coordenadora de vigilância em Saúde de Esteio, Malena Yamada, a testagem é indicada para pessoas que vão permanecer mais de um dia no Parque, como agricultores familiares e tratadores de animais.

Ao todo, o Parque tem três locais para camping e alojamentos, um da agroindústria familiar, com média de 40 pessoas, do Cavalo Crioulo, com média de 30 trabalhadores e dos bovinos e ovinos, que até hoje tem 40 colaboradores, sendo que vai aumentar com a chegada dos bovinos a partir de segunda-feira (28). 

A coordenadora ainda informa que pessoas que irão ficar  um dia na feira, “ passam por uma triagem e preenchem um questionário”, informa. A testagem é das 9h às 20h, no portão 8 e vai até o fim da feira, no dia 4 de outubro. A triagem ocorre nos portões 4 e 7.

 

Taís Teixeira