person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Farsul celebra realização da Expointer 2021

Presidente da entidade, Gedeão Pereira definiu edição como histórica

Presidente da Farsul exaltou realização da Expointer 2021 | Foto: Mauro Schaefer

“Uma Expointer magnífica.” Assim o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, definiu na manhã de domingo a 44ª edição da maior feira agropecuária do estado e uma das maiores da América Latina. "Na expectativa que tínhamos não chegaria a tanto, mas só pelo fato de ter sido a primeira Expointer em que entraram animais não vacinados e pessoas com vacina, a torna histórica", comentou. 

Pereira ressaltou que no aspecto da pecuária os produtores deram um "show", inclusive com a vinda de animais do Paraná e Santa Catarina, beneficiados pelo status de zona livre de febre aftosa sem vacinação conquistado pelo Rio Grande do Sul em maio. Sobre o resultado financeiro, o dirigente admitiu que foi fraco, de pouco mais de R$ 850 mil (em 2019, a comercialização de animais atingiu R$ 8,44 milhões).

O coordenador da Comissão de Exposições e Feiras e diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, acredita que o entusiasmo dos criadores na Expointer terá reflexos nos remates de primavera, que se iniciam em outubro. Segundo ele, já estão marcados até o momento 20 remates de terneiros e fêmeas para a temporada. Sobre possíveis preços nos remates, Gedeão Pereira acrescentou que estes podem ser impactados se até lá não estiver resolvida a questão da Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como doença da vaca louca, que travou as vendas de carne brasileira para a China, após a confirmação de dois casos, em Minas Gerais e Mato Grosso, na semana passada.

Nereida Vergara