person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inscrições para o Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer terminam dia 30

Expectativa é de que resultados superem os de 2021, como ocorreu em outras feiras

Evento espera ter em torno de 300 expositores | Foto: Alina Souza / CP

Interessados em expor no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer devem se inscrever até 30 de junho em suas entidades representativas ou escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Entre agroindústrias, artesãos e floristas, este ano é esperado que haja em torno de 300 expositores na feira, como diz Bruna de Pelegrin Fogiato, diretora do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Secretaria da Agricultura (Seapdr).

O pavilhão vai estar mais cheio que no ano passado, quando houve exigências de distanciamento e foram acomodados 228 expositores em 210 estandes. Mesmo com essas restrições, a feira de 2021 faturou R$ 2,8 milhões. Para este ano, espera-se que a rentabilidade fique na casa dos R$ 4 milhões. A expectativa para 2022, segundo Fogiato, é de volta à normalidade da feira, com um pavilhão preenchido na íntegra.

O resultado esperado acompanha a realidade de outras feiras que ocorreram este ano. A Fenadoce e a Expobento tiveram resultados considerados excelentes pela Fetag-RS, de R$ 1,2 milhão e R$ 722,7 mil, respectivamente. Como em 2021 houve restrições de público e em 2020 apenas a Expodireto pôde ser realizada, este é considerado um ano de retomada. “Muitos aproveitaram a pandemia para se reinventarem, mas muitos também tiveram que fechar as portas”, diz Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag. “Este ano estamos batendo todos os recordes”. Segundo o vice-presidente, a maioria dos feirantes está voltando às atividades e as feiras deste ano são uma chance de recuperação não só por conta das vendas, mas também para captar novos clientes.

*Sob supervisão de Nereida Vergara

Camila Pessoa*