person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mesmo sem público, Expointer terá protocolos sanitários rígidos

Parque deve receber 1,5 mil pessoas com mais lavatórios, disponibilização de álcool gel nas zonas de circulação e equipes de prevenção ao coronavírus

Todas as pessoas que entrarem no parque serão abordadas pelas equipes de saúde. | Foto: Ricardo Giusti

Uma parcela significativa dos 141 hectares do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, não vai ser utilizada durante a Expointer Digital 2020, que se inicia neste sábado e vai até o dia 4 de outubro. Os setores de máquinas e automóveis, o Pavilhão Internacional, a Praça de Alimentação e a maior parte dos estacionamentos vão ficar vazios durante a feira. O subsecretário do Parque de Exposições, José Arthur Martins, explica, entretanto, que, mesmo com a previsão de circulação no local de, no máximo, 1,5 mil pessoas, entre expositores, trabalhadores, lideranças e jornalistas, os cuidados com limpeza e higienização de estruturas prediais tiveram de ser redobrados neste ano para cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Lavatórios e dispensadores de álcool em gel foram distribuídos nas áreas onde haverá movimento (como as pistas central e dos equinos, os espaços do cavalo crioulo e os pavilhões de ovinos, gado de corte e de leite) para que as pessoas possam higienizar as mãos sem dificuldade. “Tomamos as medidas habituais de limpeza e nos adequamos às necessidades da pandemia”, ressalta Martins. O subsecretário também destaca que foi necessário mexer nos alojamentos que abrigam os peões e tratadores de animais. “Em uma Expointer normal, os quartos dos alojamentos podem abrigar até seis pessoas, mas, neste ano, só será permitida a presença de duas pessoas em cada um deles”, complementa. 

O incremento principal para a edição de 2020, conforme Martins, foi a contratação de um serviço de atendimento médico que, desde a última terça-feira, faz a triagem de todas as pessoas que ingressam no local pelos Portões 4, 7, 8 e 16. Vinte um profissionais de Enfermagem estarão a postos durante toda a feira para entrevistar e medir a temperatura de quem for ao local. Para quem pernoitar no parque serão aplicados testes rápidos de detecção da Covid-19.

A partir deste sábado, quem acessar o portão 1, de carro, para ir às compras na Feira de Agricultura Familiar, também terá sua temperatura medida e prestará informações sobre seu estado de saúde. “Vamos abordar os passageiros de todos os veículos que quiserem ingressar no parque”, prevê o enfermeiro Adriano Ploharski, coordenador do serviço prestado pela empresa contratada para a tarefa, a Dami Serviços de Saúde. Também estarão à disposição de quem circular na Expointer Digital 2020 um ambulatório com médico de plantão das 8h às 20h e uma ambulância para transporte em caso de emergências.

 

Nereida Vergara