person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Palestra na Expointer apresenta soluções sustentáveis na agregação da renda dos produtores gaúchos

Evento virtual discutiu as peculiaridades e potencialidades do bioma Pampa, que está todo concentrado no Rio Grande do Sul

O Pampa é o segundo menor bioma do Brasil, atrás somente do Pantanal | Foto: Samuel Maciel / CPMemória

Os painéis de discussão e debate seguiram nesta segunda-feira na 44ª edição da Expointer. Promovido pela Empraba, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Webinar "Potenciais do bioma Pampa para a agregação de renda ao produtor" apresentou soluções sustentáveis para conservação e geração de renda aos homens do campo gaúchos. O Pampa é o segundo menor bioma do Brasil, atrás somente do Pantanal, e é o único que ocupa somente um estado no país, o Rio Grande do Sul.

"O desconhecimento do bioma e de suas potencialidades leva a formas de produção que desconsideram vários componentes desses ecossistemas. Isso pode causar fragilidades pelas perdas de importantes elos nesses processos ecossistêmicos”, explica a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Lilian Winckler. "O Pampa abriga inúmeras espécies, as quais auxiliam na manutenção de serviços naturais, que podem ser afetados dependendo do uso e manejo dos recursos da natureza", acrescenta.

Em sua palestra, o pesquisador Adalberto Miura pontuou a importância da valorização da vegetação nativa, considerada ampla no Pampa gaúcho, e a oportunidade de uma geração de renda aos produtores. "As estratégias de manejo e restauração se apresentam como oportunidades de produção de renda junto a agricultores e pecuaristas. Isso acontece por duas razões: tanto pela oferta de produtos extrativistas e manejo da agrobiodiversidade, como pela conservação dos recursos naturais e paisagens", exemplifica.

O último a se manifestar no webinar, o coordenador da Alianza del Pastizal Brasil, Pedro Pasotini, também salientou a necessidade da preservação ambiental associado ao ganhos de renda das famílias. "Com o avanço da pesquisa e tecnologias, podemos planejar sistemas pecuários cada vez mais eficientes, aumentando a produção por área e ao mesmo tempo conservando as espécies nativas, ou seja, intensificando os sistemas produtivos de forma sustentável”, apontou. A íntegra do webinar está disponível nas redes sociais da Embrapa.

Correio do Povo