person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prorrogadas as inscrições de animais para a Expointer 2021

Prazo que se encerraria nesta quarta-feira foi estendido pela Secretaria de Agricultura até sexta-feira, dia 6

Ovelhas Santa Inês estão entre as 15 raças ovinas que participarão da feira | Foto: Imprensa Arco/ Divulgação CP

O prazo para a inscrição de animais de argola (os que participam de julgamentos e premiações) e destinados às avaliações morfológicas na 44ª Expointer, marcada para o período de 4 e 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi prorrogado de hoje para sexta-feira, dia 6, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O novo limite atende reivindicação das associações de criadores.

O chefe do Serviço de Exposições e Feiras da pasta, Paulo Coelho de Souza, comenta que em todos os anos muitas associações  deixam para o último momento a entrega das inscrições, o que torna difícil fazer uma projeção do número de animais. “Acreditamos que as inscrições de animais de argola superem as de 2020, mas sejam menores que as de 2019”, completa. No ano passado, a Expointer teve formato híbrido, sem público, e recebeu 1.017, contra 3.975 de 2019.

O diretor de Feiras e Exposições da Federação Brasileira das Associações de Animais de Raça (Febrac), Nathã Carvalho, afirma que o número de exemplares na Expointer vai ser maior que o de 2020. Mas reconhece as dificuldades que algumas raças podem ter pelo tempo curto de preparação dos animais, em razão da demora da divulgação da data em que o evento seria realizado.

Segundo Carvalho, as associações de ovinos, que promoveram feiras no primeiro semestre, conseguiram fechar suas inscrições mais cedo por terem animais prontos, o que não aconteceu com  raças bovinas, que não participaram de certames durante a pandemia.

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) confirma que as inscrições já se encerraram, atingindo 809 exemplares, de 15 raças, 3,5% a mais que em 2020.

Nereida Vergara