person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prova inédita, Supercopa do Proprietário conhece seus vencedores na 44ª Expointer

Competição estreante, que integra a programação do Cavalo Crioulo, teve suas finais realizadas na tarde chuvosa desta terça-feira

Estreante nesta edição, a competição se caracteriza por ser acessível a todos, independente do grau de equitação e competitividade | Foto: Divulgação / Leandro Vieira / ABCCC / CP

A chuva forte marcou presença durante toda essa terça-feira no Parque de Exposições Assis Brasil e provocou um público tímido nas arquibancadas. No entanto, o tempo ruim não impediu um grande desempenho dos ginetes na final da Supercopa do Proprietário, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) na 44ª Expointer. Estreante nesta edição, a competição se caracteriza por ser acessível a todos, independente do grau de equitação e competitividade, e permitir aos donos dos cavalos "entrarem para o lado de dentro da cerca".

Na categoria A, o título ficou com o multicampeão Fernando Gonzales, do box 08, que dominou o torneio desde as primeiras provas na segunda-feira com seu zaino Data Venia Folclore. Ele atingiu uma nota média de 13,662 ao final. Montando o Estribero do encantto, Ramiro Rapouso de Moura, do box 11, conquistou a segunda colocação com média de 12,291. O bronze foi de Guilherme Randazzo, do box 10, com Harmonia Xerife, e média de 11,724. A quarta colocação foi também de Fernando Gonzales, do box 12, com Meu jeito do pontal, e média de 11,587.

Na categoria B, o ouro ficou com o Sandro Rogério Facco, do Box 20, montando Nippon do Pontal. A virada aconteceu na última prova, o Bayard/Sarmento. Ele alcançou uma média de 11,842 e ficou na frente de Caio Canez Schmitt, do Box 23, com Piraí 1650 do candidato, e 11,706 de média. O bronze foi de Júlia Smaniotto de Oliveira, do Box 19, com Un regalo do infinito, com pontuação final de 10,938. A quarta colocação foi também de Sandro Rogério Facco, do box 14, com RQ Muchacho e média de 10,938.

Depois de conhecer seus primeiros campeões, a programação do Cavalo Crioulo segue na Expointer. Na quarta-feira, o Parque receberá 252 animais para a decisão da Morfologia. A competição acontece entre os dias 8 e 11 de setembro, com os grandes vencedores sendo premiados no sábado, a partir das 14h. Nesse ano, a tradicional Final do Freio de Ouro acontecerá após a feira nos dias 29 de setembro e 3 de outubro, também em Esteio.

Vítor Figueiró