person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Exportações de tabaco superam 2,72 bilhões de dólares em 2023

Apesar do menor volume de embarques, receita de vendas aumentou 11,32% na comparação com ano anterior

O Brasil permanece na liderança das exportações de tabaco no mundo. No ano passado, o país exportou 512.064 toneladas do produto, volume 12,45% inferior ao de 2022. Em termos de receita, no entanto, os embarques geraram 2,729 bilhões de dólares, um crescimento de 11,32% na mesma base de comparação. Os dados foram divulgados pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), a partir de números do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC/ComexStat).

Segundo o presidente da entidade, Iro Schünke, o resultado ficou dentro do esperado. No total, 107 países importaram o produto brasileiro. A União Europeia respondeu por 42% do total embarcado, seguida de Extremo Oriente (31%), África/Oriente Médio (11%), América do Norte (8%) e América Latina (8%). Bélgica, China, Estados Unidos e Indonésia continuaram liderando o ranking dos principais destinos em 2023. Emirados Árabes, Vietnã e Turquia aparecem na sequência.

A Região Sul concentra 95% da produção brasileira. Do volume embarcado em 2023, 85% saiu do Porto de Rio Grande (RS), 12,1% de Santa Catarina e 2,9% do Paraná. “Os números continuam demonstrando a grande importância do tabaco no cenário do agro sul-brasileiro, em especial para os gaúchos”, disse Schünke, em nota.

Correio do Povo