person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fundo vai fomentar hidrovias no Rio Grande do Sul

Governador José Ivo Sartori conheceu projeto que prevê desenvolvimento do transporte aquaviário

Em fase de conclusão, o projeto vem sendo desenvolvido há um ano com a participação de entidades privadas como a Farsul | Foto: Gerson Raugust / Farsul / CP
Projeto Associação Fundo Hidrovias RS, que visa a potencializar o uso de hidrovias e trazer aumento de competitividade para o Estado no transporte aquaviário, foi apresentado nesta terça-feira ao governador José Ivo Sartori na sede do Sistema Farsul, em Porto Alegre.

A proposta prevê a criação de um fundo privado de desenvolvimento, com remuneração pelo uso do modal, e sugere a utilização de recursos gerados a partir de compensações ambientais feitas pelos empreendimentos que serão instalados nas margens dos rios. Além disso, estabelece ações para a melhoria da navegabilidade das hidrovias, como dragagem e sinalização.

Em fase de conclusão, o projeto vem sendo desenvolvido há um ano com a participação de entidades privadas como Farsul, Fecomércio, Fiergs e Associação Brasileira de Terminais Portuários, e públicas, como o próprio Estado, a Famurs e a AGCONP.

“Trata-se de um trabalho feito a partir de uma série de adesões que consideram ações objetivas para viabilizar o uso de nossas hidrovias”, afirmou Carlos Sperotto, presidente do Sistema Farsul.

Sartori disse que irá avaliar o documento. “Estou aberto a todo o tipo de discussão, sempre resguardando o interesse público e social”, comentou. O governador reforçou seu apoio a parcerias público-privadas e sugeriu que a proposta deve considerar também a concessão de hidrovias.

Correio do Povo