person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais 40 mil agricultores gaúchos receberão Bolsa Estiagem

Benefício de R$ 400 será distribuído a partir de segunda-feira

Por conta da estiagem do primeiro semestre, que atingiu mais de 340 municípios gaúchos, 40 mil agricultores de pequenas propriedades devem receber a primeira parcela do Bolsa Estiagem a partir desta segunda-feira. O benefício é de R$ 400, dividido em cinco parcelas mensais e depositado no cartão do Bolsa Família ou Cartão do Cidadão. O recurso pode ser aplicado na aquisição de animais, compra de alimentos e plantio.

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller, reconheceu que a verba é um paliativo. Ele enfatizou, porém, que agregada a outras ações, minimiza os efeitos da estiagem. Para ser beneficiado, o produtor deve estar apto a realizar financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e estar inscrito no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal.

A falta de chuvas teve influência tão extrema na agricultura que levou à queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul no primeiro trimestre em 1,8%. A agropecuária teve queda de 27%, considerada a maior redução para o primeiro trimestre desde 2002. Entre os produtos que mais contribuíram para esse desempenho estão o arroz, que registrou -13,5; o fumo, -21,6%; e o milho, - 44,3%.


Bookmark and Share

Samantha Klein / Rádio Guaíba