person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Pampa em Evolução expõe os desafios do agro gaúcho

Dom Pedrito inaugura primeira edição do evento, projetado para ser palco de negócios, de conhecimento e de tecnologia para o campo

| Foto: Kéke Barcellos / Embrapa Pecuária Sul / CP

Começa hoje a primeira edição do “Pampa em Evolução – Conhecimento, Negócios e Sustentabilidade”. Realizado no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito, o evento reunirá integrantes do setor prímário gaúcho para discutir os desafios frente a três estiagens seguidas e a um moderado La Niña, recentemente confirmado para ocorrer na safra de inverno. Com palestras, seminários e exposição de máquinas e implementos agrícolas, o encontro vai até sábado, dia 17, e evidenciará o potencial da cadeia agropecuária do Bioma Pampa. 

O presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, salienta que o Pampa em Evolução retrata a perseverança dos agricultores que “sempre continuam plantando com a esperança de que a próxima safra seja melhor”. O dirigente ressalta também que o encontro abre oportunidade para o produtor investir em tecnologia. “Essa é a melhor forma de se proteger quanto a essas incertezas, porque permite ao produtor tirar o máximo possível da situação em que se encontra, mesmo que ela não seja a mais favorável”, afirma. Os participantes ainda poderão esclarecer dúvidas na Casa da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura.


A abertura oficial do evento está programada para hoje, às 19h, e será seguida por palestra do ex-jogador de futebol Paulo César Tinga. Os seminários, palestras, workshops e encontros de negócios começam na quarta-feira, abordando temas como empreendedorismo e gestão para o campo e a raça Crioula. A quinta-feira será dedicada à pecuária de corte, à apicultura, ao cultivo de olivas e ao mercado de carbono. 

A produção de carne está no centro dos debates da sexta-feira, juntamente com temas como irrigação, direito agrário e trabalhista e mercado da soja. Já o sábado abordará as perspectivas para o clima na safra 2023/2024 e a integração lavoura-pecuária (ILP). “Esse evento vai tentar fazer com que o produtor adquira cada vez mais conhecimentos para entender melhor todo esse esse ciclo do agro”, assegura Weber. 

*Sob orientação de Thaise Teixeira

Lucas Keske*