person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Produção é tema da Abertura da Colheita do Arroz

Evento ocorre de 16 a 18 de fevereiro

Com programação híbrida, a 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas espera receber em torno de 7 mil visitantes no local e pelo menos mais 3 mil nas atividades online. O evento, que ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, terá participantes de pelo menos 17 países, disse ontem o presidente da Federação dos Arrozeiros do Estado (Federarroz), Alexandre Velho.

Em coletiva de imprensa virtual, da qual participaram também o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Machado, e o pesquisador André Andres, da Embrapa, Velho explicou que o evento obedecerá a todos os protocolos de saúde vigentes em razão da pandemia de covid-19. 
As atividades principais serão realizadas em um auditório aberto, e monitores circularão pelo parque para orientar os visitantes sobre o uso de máscaras e álcool em gel. “Estamos cientes de toda a situação que estamos vivendo, faremos um evento com toda a segurança”, disse Velho.

Sob o tema central “A Produção de Alimentos no Pós-Pandemia – Novos Patamares, Novos Desafios”, a Abertura da Colheita apresentará 40 vitrines tecnológicas sobre novidades em pesquisa e extensão rural em um espaço de 9 hectares. A programação prevê ainda palestras e debates sobre mercado, tendências de alimentação e sustentabilidade, entre outros assuntos. “Também teremos um painel sobre custos de produção, um tema atual e que nos preocupa muito”, acrescenta Velho.

O presidente da Federarroz destacou ainda que uma das novidades deste ano será a visita de enviados do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar), que tem sede na Colômbia e desenvolve pesquisas na área. O evento retoma as caravanas de produtores rurais, que em 2021 foram prejudicadas pela pandemia. São esperados cerca de 40 grupos, organizados por associações arrozeiras.

Patrícia Feiten