person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Programa Sentinela fiscalizou 4,8 mil bovinos no primeiro trimestre

Área monitorada por equipes na fronteira abrange 59 municípios

As equipes do Programa Sentinela, que monitora a área de fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, percorreram 13 mil quilômetros no primeiro trimestre deste ano. No período, promoveram 15 operações, fiscalizaram 4.857 bovinos, 594 ovinos e 233 equídeos, vistoriaram 64 propriedades e realizaram 778 ações de educação sanitária. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). 

Segundo o fiscal estadual agropecuário Francisco Lopes, coordenador do programa, do total de bovinos fiscalizados, 1.751 estavam irregulares, 668 foram apreendidos, 177 estavam fora das propriedades (gado de corredor) e 18 foram sacrificados. Além dessas operações, no dia 30 de abril, a equipe do Sentinela interditou um galpão no município de Doutor Maurício Cardoso, na fronteira com a Argentina. No local, funcionava um açougue e uma fábrica de embutidos clandestinos. 

O Sentinela, que completa dois anos em julho, monitora 1,2 mil quilômetros em 59 municípios da fronteira, com o apoio das forças de Defesa e Segurança.

Patrícia Feiten