person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rio Grande do Sul encerra participação na COP 27

Dois acordos são os principais resultados obtidos nos últimos dias da conferência

| Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema / CP

Os representantes do Rio Grande do Sul na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito, assinaram um termo de cooperação com o Carbon Disclosure Project (CDP), uma plataforma que monitora como municípios e estados estão trabalhando para atingir as metas estabelecidas. A assinatura do termo foi a última ação da comitiva, que levou projetos do estado para o evento, entre os dias 10 e 16 de novembro.

Além desse acordo, a comitiva também obteve a parceria entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul para atuar em conjunto contra a crise climática. Para isso, o chamado Conselho de Desenvolvimento e Integração (Codesul),visa constituir um sistema integrado e permanente de informações climáticas e do compartilhamento das bases de dados e de conhecimento para inovação e boas práticas.

“Foi um momento raro em que a agricultura, pecuária e atividade de florestas plantadas puderam mostrar que elas fazem de fato parte da solução dos efeitos de emissão de gases de efeito estufa. E ficou evidenciado que a nossa participação ativa na agricultura de baixo carbono no Rio Grande e no Brasil é um exemplo para o mundo”, afirma o secretário estadual da agricultura, Domingo Lopes, em relação à participação do estado na conferência.

Correio do Povo