person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Soja resistente ao herbicida dicamba é apresentada em Passo Fundo

Segunda geração da Intacta vai aguardar aprovação da China para disponibilização comercial

Segunda geração da Intacta vai aguardar aprovação da China para disponibilização comercial | Foto: Ricardo Rollo / Especial CP
A segunda geração de soja Intacta, a Intacta 2 Xtend, está sendo apresentada a produtores gaúchos no evento Gigantes da Soja, promovido pela Bayer. A ação começou na terça-feira e segue até esta sexta-feira em uma área experimental, em Passo Fundo.

A principal característica da nova tecnologia é a resistência ao dicamba, herbicida apontado como alternativa para o controle de invasoras de folhas largas resistentes ao glifosato. O produto é visto como estratégico para o controle de plantas resistentes, de difícil controle e multifluxos. “O dicamba vai complementar o que o glifosato já faz”, explica o líder de lançamento da nova tecnologia na Bayer, Fábio Passos. O dicamba já é utilizado há cerca de 30 anos em diversos países, como Estados Unidos e Argentina.

A estimativa é de que a tecnologia seja disponibilizada comercialmente em 2021, após aprovação da China, principal importador da oleaginosa brasileira. Até lá, a nova variedade será adotada em formato de testes por cerca de 300 agricultores em todo o país. Nos Estados Unidos, a tecnologia foi disponibilizada há três safras e hoje está em 55% da produção daquele país. A expectativa é que evolução semelhante ocorra no Brasil, onde a Intacta levou três safras para alcançar 50% do mercado. A Bayer pretende ainda trabalhar na capacitação do produtor de modo a evitar problemas de deriva, que têm sido registrados nos Estados Unidos.

Danton Júnior