person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Solicitações de vistorias expõem dimensão da estiagem

Emater recebeu 2,4 mil pedidos de verificação dos laudos do Proagro, ação necessária para que produtores possam acessar o benefício

A Emater já recebeu 2,4 mil pedidos de verificação dos laudos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), de outubro deste ano até a tarde da última segunda-feira. A maior parte refere-se a lavouras de milho, castigadas pela estiagem. O número ajuda a dar a dimensão dos estragos provocados pela falta de chuvas no Rio Grande do Sul. As regiões de Ijuí, Santa Rosa e Frederico Westphalen contam com o maior número de casos.

Segundo o responsável pela área de crédito rural na gerência técnica da Emater, Célio Colle, novos pedidos de vistoria chegam a cada dia, o que indica que o total será ainda maior. “A partir do momento em que a gente recebe (o pedido) do agente do Proagro, que são os bancos, temos um prazo para fazer as perícias, que é de oito dias no período normal e três durante a colheita”, explica. Para atender a demanda, alguns técnicos são deslocados para fazer o atendimento a campo. Apesar do número expressivo de pedidos, a Emater afirma que não haverá atrasos. “Ninguém fica sem receber a visita de um técnico para fazer o levantamento de perdas”, garante Colle.

A Emater é uma das empresas que fazem a vistoria de perdas para que os produtores possam acessar o Proagro, principal política de seguro agrícola para pequenos e médios produtores. Após a conclusão do relatório, a instituição financeira avalia se haverá o ressarcimento. De acordo com Colle, grande parte dos pedidos é para a liberação da utilização da produção como massa verde, para alimentação animal. O número de pedidos registrado até o momento é semelhante ao verificado no mesmo período do ano passado, quando as lavouras de milho também sofreram com o estresse hídrico.

Ações de combate à estiagem estarão em pauta na próxima segunda-feira, durante reunião entre Defesa Civil, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Emater. Entre as propostas em discussão estão a possibilidade de anistia dos valores devidos ao Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo e ações do programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural para o início do ano que vem.

Zoneamento

Segundo o deputado federal Heitor Schuch, o Ministério da Agricultura vetou a possibilidade de prorrogação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático da soja no Rio Grande do Sul. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que a entidade pretende cobrar novamente do governo federal a prorrogação por mais 15 dias. A janela de plantio se encerra hoje. Após esse período, quem plantar estará descoberto do seguro agrícola. Segundo Joel, a Fetag irá construir na próxima semana, junto aos sindicatos associados, uma pauta de reivindicações que será entregue ao governo federal. Em conversa com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o dirigente ouviu que há uma equipe designada para observar a situação da região Sul. 

Danton Júnior