person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tributação mobiliza entidades do setor

Audiência também debateu o preço mínimo da uva

Lideranças do setor da vitivinicultura participaram nesta quarta-feira (24), em Brasília, ou por meio virtual, da audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara de Deputados que debateu a tributação dos vinhos e espumantes e o preço mínimo da uva. Coordenada pelo deputado Afonso Hamm, a audiência contou com a presença do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Soria Bastos Filho; e dos presidentes do Sindivinho, Everson Suzin; da Fecovinho, Hélio Marchioro; e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Cedenir Postal, entre outras autoridades.

Postal destacou que, hoje, cerca de 50% do preço de uma garrafa de espumante nacional corresponde a impostos, o que põe o produto brasileiro em desvantagem na relação com os importados. Sobre o preço mínimo da uva, o dirigente disse que o setor espera que o Conselho Monetário Nacional, que vota hoje esta alteração, considere o custo de produção de R$ 1,39 por quilo. O preço mínimo em vigor em 2021 é de R$ 1,10. “Mas os custos explodiram”, comentou.

Hamm adiantou que solicitará encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir os tributos. “Vamos buscar alternativa para tornar nossos produtos, que têm qualidade reconhecida internacionalmente, mais competitivos”, completou.

Nereida Vergara