person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ação do GHC busca conscientizar sobre queimaduras e doação de sangue em Porto Alegre

Realizado no Parque da Redenção, evento é alusivo ao Junho Vermelho e Junho Laranja

Folders foram entregues à população com dicas de prevenção | Foto: Guilherme Almeida

Uma ação realizada até 15h deste domingo pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) no Parque da Redenção, em Porto Alegre, busca conscientizar sobre a importância do cuidado contra queimaduras e pelo aumento nos estoques de sangue nas unidades hospitalares. O evento foi alusivo ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado na terça-feira, e às campanhas nacionais de prevenção, o Junho Laranja e Junho Vermelho, este último alusivo à doação de sangue.

“As pessoas têm muitas dúvidas sobre o que fazer quando há uma queimadura, mas a realidade é que existem vários tipos, como provocadas por chamas, eletricidade e escaldo, ou seja, derramamento de líquidos quentes sobre si. O ideal é que o paciente seja imediatamente levado a um hospital de referência no tratamento de queimados”, disse a médica cirurgiã plástica e responsável técnica da Unidade de Queimados do Hospital Cristo Redentor, Maria da Graça Figueira Costa.

Conforme ela, cada faixa etária sofre com queimaduras por determinadas causas. Crianças pequenas e idosos, por exemplo, são mais vitimadas por escaldos. Já as maiores, por chama provocada por álcool. Causas elétricas são as principais ocorrências em adultos. O assunto foi abordado por meio de folders e conversas. Ainda conforme Maria, há uma equipe multidisciplinar no GHC para cuidar dos pacientes queimados, que durante ou após o tratamento, podem sofrer traumas físicos ou psicológicos.

Felipe Faleiro