person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com estoques abaixo do necessário, bancos de sangue da Região Sul do RS pedem doações

Na Santa Casa de Pelotas, estoque está 60% abaixo do ideal; situação é semelhante em outras unidades

Ministério inicia campanha nacional para estimular doação de sangue | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Os bancos de sangue que atendem os hospitais da Região Sul do Estado estão com os estoques abaixo da média. A situação atinge ao menos três bancos de sangue, entre eles o Hemocentro de Pelotas (Hemopel). Responsável pela captação de sangue para hospitais de 23 cidades das regiões Sul e Campanha, a unidade conta atualmente com metade das doações necessárias. Conforme a assistente social do local, Márcia Lages, todos os tipos se sangue são necessários, mas, atualmente os que estão com estoques mais baixos são o O+, O- e A –.

“Por dia, são necessárias em torno de 50 doações, mas estamos recebendo a metade da quantidade necessária”, observa. O Hemopel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, na Avenida Bento Gonçalves, 4569.

Já a Santa Casa de Pelotas possui banco de sangue próprio. Segundo a administração do local, o estoque está 60% abaixo do ideal. Em média, o local conta com 15 doadores todos os dias, enquanto que o ideal seria que este número chegasse a 40. Os tipos de sangue que no momento estão com estoques mais baixo são o A+, AB+, AB-, B+ e B-.

Além da Santa Casa, o banco de sangue atende aos hospitais Escola da Universidade Federal de Pelotas, Miguel Piltcher, Clinicamp, Unimed e Beneficência Portuguesa de Pelotas. O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada no próprio hospital pela Rua General Neto, 53. O atendimento é por ordem de chegada.

Em Rio Grande, a Santa Casa possui banco de sangue próprio, que também atende ao Hospital Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).  Segundo a gestão do local, os estoques estão estáveis, porém a maior necessidade sempre são as doações de de sangue de tipagem negativa, que são os mais utilizados.

Desde a pandemia de coronavírus, o processo de doação precisa ser agendado. O agendamento pode ser feito pelos seguintes telefones: (53) 30368832, (53) 30368833, (53) 991300354 ou (53)991300072.

O banco de sangue funciona das 8h às 11h30min ou das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ele está localizado no Hospital de Cardiologia e Oncologia, que fica na Avenida Presidente Vargas, 334.

Angélica Silveira