person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre mantém vacinação contra a poliomielite

Vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde mesmo após o fim da campanha nacional

Campanha vai até o dia 9 de setembro | Foto: Fabiano do Amaral / CP

Porto Alegre vai manter a vacinação contra a poliomielite mesmo após o fim da campanha nacional. A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Confira os locais neste link

O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no segundo quadrimestre a cobertura vacinal (calculada sempre com doses aplicadas em crianças com menos de um ano) contra pólio é de 76,5%. No primeiro quadrimestre, o percentual ficou em 71,7%, mesmo índice verificado em todo ano de 2021. Para conter o risco de transmissão do poliovírus – causador da poliomielite – são necessários 95% de cobertura vacinal atingidos.

A enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS, destaca a importância da imunização. “Estamos em alto risco para reintrodução do vírus no país, e ele não circula no Brasil desde 1989”. Ela lembra também a gravidade da doença. “A criança pode ir dormir com febre e, em casos graves, no dia seguinte, acordar sem movimentos nas pernas de forma permanente”, destaca.

Correio do Povo