person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Região Sul registra baixos índices de vacinação contra a poliomielite no RS

Dos 21 municípios, somente cinco atingiram 100% da meta de crianças vacinadas

A uma semana do fim da campanha de multivacinação, foram aplicadas pouco mais de 6 milhões de doses em crianças de até 5 anos | Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/CP

Com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no Rio Grande do Sul, os índices de imunização na Região Sul do Estado ficaram abaixo da meta de 95%. Dos 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, apenas cinco (Arroio do Padre, Cerrito, Jaguarão, Pedras Altas e Pinheiro Machado) chegaram a 100% da meta de crianças vacinadas contra a paralisia infantil. 

O público alvo são crianças, nos dois, quatro primeiros meses de vida do bebê e os reforços com um a quatro anos. As maiores cidades da região terminaram com mais da metade do público alvo vacinado, mas sem atingir a meta, sendo em Pelotas, 53,95% e em Rio Grande 63,90%. 

Os piores índices são do Chuí, com 30,96% do público alvo vacinado, ou seja das 365 crianças, apenas 113 foram imunizadas. Conforme a coordenadora regional de saúde, Cíntia Daniela Pereira, isto se dá por muitas crianças do Chuí acabarem sendo vacinadas no Uruguai e os pais não deixarem que sejam imunizadas novamente. 

“Mesmo assim, no momento estamos fazendo uma busca ativa e indo em cada residência”, enfatiza. Em várias cidades da região estão sendo realizadas carreatas, ações conjuntas com as secretarias de educação. “Alguns municípios, na matrícula, estão solicitando atestado de vacinação em dia. Há campanhas com personagens, em rádios locais, busca ativa, além de ações aos sábados. Precisamos mobilizar os familiares para levarem suas crianças. São vários locais e horários disponibilizados.”, enfatiza. A campanha foi concluída, mas dentro do Plano Nacional de Imunizações a vacina segue disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Angélica Silveira