person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

São Lourenço do Sul tem três casos confirmados de dengue

Segundo informações da Secretaria de Saúde, duas pessoas foram contaminadas dentro do município (autóctone) e outra durante uma viagem (caso importado)

| Foto: Daniela Alves/Prefeitura de São Lourenço do Sul/ Divulgação/CP

Assim como todo o Estado, São Lourenço do Sul está com atenção redobrada em relação ao mosquito da dengue. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o município do sul do Estado conta com três casos positivos para a doença. Os pacientes estão bem, mas dois destes foram adquiridos na cidade (casos autóctones) e um durante uma viagem (caso importado).

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Mariza Ferreira esclarece que o município é considerado infestado. “Como temos a doença na cidade, não é considerado o número de focos do mosquito transmissor (aedes aegypti)”, explica.

São Lourenço do Sul conta ainda com sete casos suspeitos. Para controlar a proliferação do mosquito que causa a doença estão sendo realizadas ações para chamar a atenção para a prevenção e os sintomas da dengue. Para facilitar o entendimento, principalmente das crianças, estão sendo usados mascotes (fantasias de mosquito). À partir da próxima semana será realizada uma campanha à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA) sobre o descarte adequado de lixo e orientações para que cada um faça a sua parte.

O Aedes Aegypti mosquito que transmite a dengue, é principalmente urbano e para se reproduzir precisa de água limpa e parada. Então é necessário que a população tome medidas para evitar sua proliferação, como não deixar água parada em vasos de plantas, vasilhas de animais e manter tampados recipientes que possam acumular acha da chuva.
Em caso de febre acima dos 39°C, dor de cabeça, dores musculares, prostração e dor atrás dos olhos a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Angélica Silveira