person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Secretaria de Saúde de Uruguaiana alerta para os casos de tuberculose registrados no primeiro trimestre do ano

A tuberculose causou mais mortes nos três primeiros meses do ano do que em todo 2023

| Foto: Thiago Valença / Prefeitura de Uruguaiana / CP

O cenário da tuberculose em Uruguaiana foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde na Câmara de Vereadores.

Segundo especialistas, a tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas a exemplo dos rins, intestino e ossos.

os sintomas são tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

Após 15 dias de tratamento ocorre a redução do risco de transmissão da doença. A transmissão acontece principalmente, pela via respiratória, por meio da eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.

Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

O Brasil é o país com o maior número de casos notificados de TB nas Américas. Em 2023, cerca de 80 mil pessoas adoeceram por tuberculose no país.

Porto Alegre é a oitava capital com maior incidência de casos novos e 10º lugar em número de óbitos por tuberculose, conforme boletim epidemiológico de 2024, publicado no último dia 21 de março.

No município, em 2023 foram 93 casos anotados e três óbitos. Em 2024, até 31 de março, foram registrados 32 casos e quatro mortes.

O diagnóstico é ofertado nas 23 unidades de saúde municipais (urbanas e rurais), acompanhados por equipe multiprofissional especializada contando com dois pneumologistas.

Uruguaiana é o único município a contar com todos os métodos de diagnóstico para TB, na Fronteira Oeste do RS, com tratamento gratuito.

No ano passado foram realizados ao menos 360 testes por TRM-TB, Teste Rápido Molecular para Tuberculose.

Fred Marcovici