person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Samsung lança S4 para ganhar mais espaço frente à Apple

Novo smartphone do grupo sul-coreano começará a ser vendido nesta semana

Novo smartphone do grupo sul-coreano começa a ser vendido nesta semana | Foto: Neilson Barnard / AFP / CP
O novo smartphone da Samsung, o Galaxy S4, começará a ser vendido nesta semana em todo o mundo, para competir com o iPhone 5 e confirmar a vantagem do grupo sul-coreano sobre a Apple. O aparelho foi apresentado em março no Radio City Music Hall de Nova York. Como o iPhone 5, o S4 não oferece nenhuma revolução tecnológica, mas melhorias que podem ser determinantes na acirrada concorrência entre os smartphones e tablets que também utilizam Android, o programa do rival Google.

Seu predecessor, o S3, teve 41 milhões de exemplares vendidos desde seu lançamento há um ano. O S4 possui tela de alta definição (5 polegadas, 12,7 centímetros), bateria e máquina fotográfica com melhores recursos, pode reconhecer movimentos oculares para passar as páginas conforme a leitura ou interromper vídeos quando o usuário olha para o outro lado.

"A Samsung entrou em um território desconhecido. As vendas do S4 nos dirão se é capaz de defender sua nova posição" de líder mundial de celulares, disse James Song, analista de KDB Daewoo Securities. No momento, tudo parece favorecer o grupo sul-coreano, que prevê anunciar na sexta-feira um aumento de 53% de seus lucros operacionais no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2012.

A Samsung vendeu 65 milhões de smartphones nos três primeiros meses de 2013, com uma participação de mercado de 30%, segundo a DRAMeXchange. Por outro lado, a Apple anunciou na terça-feira a primeira queda de seus lucros líquidos em quase 10 anos. Segundo a DRAMeXchange, foram vendidos 37,5 milhões de exemplares do iPhone, com uma cota do mercado mundial de 15,3%.

A Samsung tirou o primeiro lugar da Apple em 2011 e consolidou seu avanço no ano passado, conquistando cerca de 30% do mercado, contra 19% para o grupo da maçã. O S3 tinha superado temporariamente o iPhone 4S durante o verão como smartphone mais vendido e a Samsung ironizou abertamente seu rival em uma publicidade onde havia pessoas fazendo fila para comprar o iPhone 5, mas olhando com inveja para o Galaxy S3.

O grupo sul-coreano tem grandes ambições para o Galaxy S4. O banco CIMB espera que, pelo menos, 70 milhões de unidades sejam vendidas este ano. O Morgan Stanley também tem um "objetivo ambicioso" fixado pela Samsung a seus distribuidores, que deverão fornecer 10 milhões de exemplares por mês, contra 8 milhões de máximo de produção para o S3. Segundo o Morgan Stanley, o aparelho será proposto a um número recorde de 400 operadoras em 210 países para uma utilização de redes de terceira ou quarta geração (3G ou 4G).

Bookmark and Share

AFP