person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

SpaceX desenvole microssatélites para fornecer internet a todo o planeta

Grande rede de equipamentos levaria serviço barato a qualquer ponto

Grande rede de equipamentos levaria serviço barato a qualquer ponto | Foto: Nasa/Divulgação CP
O empresário de alta tecnologia Elon Musk confirmou que está trabalhando em uma rede de microssatélites de baixo custo para fornecer internet sem-fio para o mundo todo. O bilionário por trás da fábrica de carros Tesla informou em sua conta no microblog Twitter que a SpaceX, uma empresa privada de viagens espaciais, "ainda está nas etapas iniciais do desenvolvimento dos avançados microssatélites".

Musk não deu maiores detalhes, mas prometeu um anúncio dentro de dois a três meses. O empresário trabalha no projeto com a antiga indústria de satélites de Greg Wyler, que se dedicou a uma missão similar no grupo de internet Google, segundo o jornal Wall Street Journal. Musk, no entanto, criticou o jornal por ter cometido imprecisões em vários pontos. Musk e Wyler tentam conceber um dispositivo factível a um custo relativamente baixo para colocar na órbita da Terra 700 satélites, que pesariam menos de 110 quilos e prover internet sem-fio a qualquer local do planeta.

Os satélites seriam menores, mais acessíveis e muito mais versáteis do que os existentes no mercado. Dentro deste projeto, a nave não tripulada Dragon, de propriedade da SpaceX, mostrou capacidade de cumprir as tarefas fora de atmosfera e pousou nas águas do Oceano Pacífico em outubro, transportando uma pesada carga da Nasa, amostras científicas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e suprimentos, equipamentos e recursos informáticos.

A SpaceX é a única nave atualmente capaz de retornar da ISS com carga. Sua última missão à estação orbital foi em abril. A Nasa depende de empresas privadas para chegar à estação espacial, desde que seu programa espacial encerrou os voos com ônibus espaciais em 2011, após 30 anos de operações.

AFP