person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Universidade de Passo Fundo propõe formação mais flexível

Instituição oferece neste processo seletivo vagas em 26, dos seus 54 cursos

Para esse vestibular, a instituição remodelou os currículos e ampliou a oferta de cursos noturnos | Foto: Camila Guedes / UPF / CP

Com currículos atualizados e a possibilidade de novas graduações no turno da noite, a Universidade de Passo Fundo (UPF), neste vestibular de inverno, oferece vagas em 26, dos seus 54 cursos. A seleção, para todos os programas, exceto Medicina, será através de prova de Redação on-line ou com a utilização da nota da Redação do Enem entre os anos de 2010 e 2020. Já o curso de Medicina terá seleção dos candidatos com prova presencial no dia 26/6, ou pela utilização da média do Enem de 2019 ou 2020.

Sense UPF

O vice-reitor de Graduação, Edison Alencar Casagranda, explica que os futuros acadêmicos irão encontrar uma nova experiência de formação, mais flexível e integrada. “Ao longo de 2020, nos reunimos para atualizar os currículos, que estão baseados em quatro grandes pilares, formando o Sense UPF, cuja proposta é ‘um novo jeito de fazer graduação’”, explica.

Um dos pontos destacados é o grau de imersão do aluno em experiências relativas a sua formação. Já a multiprofissionalidade, salienta, aproveita aquilo que a universidade tem de melhor, que são os diferentes profissionais que, atuando de forma conjunta, preparam o acadêmico para interagir nas diversas áreas do conhecimento. Por fim, a remodelação dos currículos centrou-se na flexibilidade, permitindo novas opções durante a graduação; e na modalidade híbrida, que através da semipresencialidade amplia experiências através das redes.

Novos turnos

Além de novos formatos e possibilidades curriculares, a UPF oferece o turno da noite para cursos onde isso ainda não era possível, especialmente na área da Saúde. Neste vestibular, a instituição abriu a possibilidade para graduações em Agronomia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Odontologia.

A decisão é fruto de observação do perfil dos alunos, conforme explica Edison. “Hoje em dia, é difícil uma família custear toda a formação universitária do estudante e, por isso, a maioria deles acaba buscando um trabalho durante o dia e, por consequência, um curso noturno”, analisa.

As inscrições ao vestibular de inverno seguem até 22/6. Para conhecer melhor os cursos, pode-se agendar uma visita pelo WhatsApp (54) 9843-27194. E para saber sobre bolsas e financiamentos, pelo upf.br/ingresso

Correio do Povo