person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Estiagem afeta população de Imbé

A estiagem está preocupando pessoas que moram nas cercanias do Lago da Fonte, na avenida Garibaldi, entre a avenida Paraguassú e a rua Sobradinho

Lago da Fonte está com o nível de água muito baixo | Foto: Alina Souza

A estiagem que tem afetado centenas de cidades no Estado também está preocupando pessoas que moram nas cercanias do Lago da Fonte, na avenida Garibaldi, entre a avenida Paraguassú e a rua Sobradinho, no centro do Balneário Imbé. O local está com o nível de água muito baixo. Uma chuva fraca caiu na tarde de domingo, mas insuficiente para amenizar a situação precária do lago, morada de animais como o jacaré-de-papo-amarelo e tartarugas. Na beira do lago se formou um lodo, onde é possível ver muito lixo acumulado, e a grama ao redor está baixa, queimada pela intensidade do sol.

Residente de Imbé há oito anos e há seis meses com casa bem em frente ao lago, Catiane Moura Borges, disse que nunca viu o lugar com a água em nível tão baixo. "É assustador. Ontem conversava com uma vizinha que mora aqui há 25 anos, e ela relatou a mesma coisa, que nunca viu esta situação", garantiu. 
Catiane afirmou ainda que "teria de chover muito para deixar o nível da água normal novamente". "E essa seca atinge a natureza de uma forma terrível", destacou. 

Uma das atrações do lago é o jacaré-de-papo-amarelo, que faz muitas pessoas irem ali para tentar fotografá-lo. "Ele se assusta com o movimento e se esconde. E agora ainda com a falta de água é que ele não vai sair de sua toca. Eu o vi apenas uma vez, e foi pela manhã, bem cedo, depois nunca mais", testemunhou. A moradora reclamou ainda que as pessoas deveriam ter mais consciência e não jogar lixo no lago. "Bituca de cigarro é demais. Será possível que as pessoas não enxergam as lixeiras disponíveis?", questionou, temendo um incêndio.  

O Lago da Fonte é um lugar de lazer, que conta com pista para caminhada, calçada pavimentada, pracinha e academia ao ar livre. Além disso, tem bancos espalhados no seu entorno. O espaço também era procurado por praticantes de stand up paddle, modalidade esportiva onde, em pé sob uma prancha, o atleta utiliza um remo para se movimentar, mas com a seca, a prática deste esporte está inviabilizada no momento.

Chico Izidro