person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Helicóptero da Polícia traz mais segurança aos veranistas

Aeronave consegue atender mais rapidamente as chamadas de qualquer praia

| Foto: Mauro Schaefer

Quase na orla do Rio Tramandaí, ao lado da ponte de Imbé, está localizado o Heliponto Municipal Delegado Pacheco (policial precursor das atividades aéreas da Polícia Civil nas décadas de 1970/80), que conta com um helicóptero da Polícia Civil, órgão que não atua no litoral apenas no combate à criminalidade, mas em diversas ações, inclusive de salvamentos e combate a incêndios. Além do heliponto, encontra-se ali a Casa da PC, no espaço onde funcionava o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e que foi cedido pela Prefeitura do município litorâneo. No local, os policiais ficam de prontidão as 24 horas do dia, para atender as ocorrências.

A base de Imbé, por estar em uma localização geográfica mais centralizada no Litoral Norte, consegue atender mais rapidamente as chamadas de qualquer praia. "O acesso é mais rápido para as demais praias", destacou o delegado de Imbé, Antônio Carlos Ractz Júnior. 

A equipe que usa o helicóptero não atua apenas em ações policiais. "A aeronave é multitarefas, atuando, além da segurança, também em resgates terrestres, aquáticos, em combates a incêndios, e removendo pessoas feridas para a capital", acrescenta Ractz. "O trabalho gera uma sensação de segurança para os veranistas, que assim conseguem aproveitar melhor suas férias. Sabem que podem contar com a gente", afirmou o oficial. 

A equipe conta com 21 policiais efetivos e 1 delegado adjunto. No helicóptero são dois pilotos, dois operadores aero-táticos e um mecânico. "Eles estão preparados para qualquer missão, a qualquer momento. Desde os primeiros socorros, rapel, saltos na água", garantiu o delegado. Os patrulhamentos aéreos pela região são diários, e a qualquer momento - nada de horário marcado para garantir a surpresa a qualquer infração que possa ser detectada. Eles também contam com a colaboração do Corpo de Bombeiros. 

O piloto Allan conta que um dos momentos mais tensos que já viveu foi quando estava pousando no heliponto, e um funcionário de um supermercado local havia sofrido um acidente minutos antes, tendo dedos de uma mão decepados. "A gente pegou os dedos, colocou em um saco, e levamos o acidentado para o HPS em Porto Alegre", recordou. A viagem durou cerca de 20 minutos desde Imbé até a Capital.

Interior do helicóptero | Foto: Mauro Schaefer 

Na semana passada, a equipe ajudou a combater um incêndio próximo a Capão da Canoa. "A aeronave tem capacidade para transportar mil litros de água em um compartimento especial. E assim, jogamos a água no incêndio, apagando", lembrou. 

E neste próximo inverno será construído um pavilhão com hangar e alojamento com cozinha e banheiro para os funcionários. Assim, a aeronave não precisará ser transportada para Capão da Canoa frequentemente, gerando economia de combustível e outros benefícios. O objetivo é ter a obra disponível já no começo da temporada de verão de 2023.

Chico Izidro