person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Pôr do sol encanta no Litoral Norte e gera comparações com o do Guaíba

Veranistas disputam espaço para captar imagens às margens do Rio Tramandaí

| Foto: Guilherme Almeida

Final de tarde na divisa entre Imbé e Tramandaí, logo abaixo da Ponte Giuseppe Garibaldi, o sol vai se pondo e as pessoas começam a chegar para admirar a imagem linda que se forma: o pôr do sol. São dezenas de pessoas, de várias localidades gaúchas, que aproveitam para registrar o momento com suas câmeras ou celulares. O pequeno pier colocado na beira do rio Tramandaí fica lotado, com turistas tentando achar um melhor ângulo para suas selfies.

Em comum, a maioria dos veranistas acaba fazendo uma comparação com o pôr do sol do Guaíba, em Porto Alegre. Moradora de Tramandaí, Celi Lima diz que os dois são lindos. "Porém de uma beleza diferente. O pôr do sol de Porto Alegre é mais alaranjado e o daqui, amarelado", compara ela, que garante ir todos os dias ver o pôr do sol litorâneo. "Pego minha bicicleta no final da tarde para passear e sempre acabo aqui para ver esta beleza da natureza. E sempre fotografo e posto as imagens em minhas redes sociais", conta.

Celi destaca que sempre vê detalhes diferentes a cada dia. "Um dia tem um barquinho na paisagem, em outro algum pássaro, no outro um pescador. Sei que as fotos nunca ficam iguais", completa. A moradora de Tramandaí só lamenta o descaso das autoridades com o pier. "Poderia ser melhor conservado. Olha a madeira solta, carcomida. A estrutura está terrível", desespera-se.

O final do dia também é ponto de parada para os amigos Axel Franco e Alice Manara, ambos moradores de Imbé. Os dois brincam sobre quando perguntados se são um casal. "Não, somos amigos desde sempre", gargalham. "Sempre que a gente consegue, vem aqui ver o pôr do sol", disse Axel. "Este visual é tudo de bom", garante Alice. " Estamos sempre recomendando para as pessoas virem assistir a este momento", completa. Axel, que nasceu em Porto Alegre, mas se mudou há muitos anos para o litoral, dispara: "Olha, sou porto-alegrense, mas vou puxar o assado para o pôr do sol aqui de Imbé, muito mais bonito".

Já a porto-alegrense Bruna Maria Dallagnol estava maravilhada com o pôr do sol litorâneo. "Eu adoro este momento do dia", disse ela, que chegou em Imbé na sexta-feira retrasada para curtir os últimos momentos de veraneio. "Em Porto Alegre sempre que posso vou lá no Museu Iberê Camargo observar o momento. E aqui vi uma coisa bem diferente. Lá no fundo aparecem uns cataventos, e isso formou uma imagem sensacional. Além do que, em Imbé, a vista é mais limpa do que em Porto Alegre", contou, antes de fazer uma selfie ao lado da avó Terezinha. Bruna confessa que raramente faz fotos, pois prefere curtir o momento.

Chico Izidro