person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto leva tecnologia às escolas públicas de Tramandaí

Programa "Mão na Massa: Robótica na Escola" deve ser aplicado nas instituições de ensino em 2019

“Mão na Massa: Robótica na Escola” foi lançado no fim do ano passado em Tramandaí | Foto: Reprodução / Facebook / CP
Um projeto inovador, que leva tecnologia para os estudantes da rede pública de Tramandaí, no Litoral Norte, foi lançado, oficialmente, no fim do ano passado, e deverá ser colocado em prática em 2019. É o “Mão na Massa: Robótica na Escola”. A secretária de Educação e Cultura, Alvanira Ferri Gamba, frisa que todas as instituições de ensino - do primeiro ao nono ano - terão acesso aos conteúdos. “Os colégios aceitaram, temos um grande número de educadores já em formação, que segue em março, junto com o início do ano letivo. Será um processo de transmissão de conhecimento, em que os professores passam para os estudantes”, explica. 

De acordo com ela, a robótica educacional é a aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas. “Ouvimos muitas críticas de que isso não é eficaz, que o aluno fica isolado, mas na verdade, nós queremos dar o melhor às nossas crianças. Nosso intuito é fornecer conhecimento para que eles possam estar preparados para o mercado de trabalho.”
Mercado de trabalho é igual para todos 

A secretária lembra que a área é, para as escolas particulares, “um plus”  no currículo. “Normalmente, nesses casos, eles frequentam aulas no turno inverso, além disso é cobrado um valor adicional na mensalidade. Aqui, é gratuito, para todos”, enaltece. Para Alvanira, todos os estudantes devem ter o mesmo conteúdo: “Seja na escola privada ou pública, todos precisam ter as mesmas oportunidades, até porque o mercado, lá foram é igual e competitivo para todos.”  

Além de envolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, informática e inteligência artificial, envolvidos no funcionamento de um robô, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente de trabalho escolar agradável. 

Nesta perspectiva, o “Projeto Mão na Massa: Robótica Na Escola”, atende a oito das 10 competências gerais do Referencial Comum Curricular de Tramandaí. O projeto ajudará os professores a desenvolverem com seus alunos as competências do conhecimento, o pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, argumentação, cultura digital, autogestão, empatia, cooperação e a autonomia. 

Franceli Stefani