person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

RS terá calor mais desconfortável esta semana por conta da umidade do ar

Pancadas de chuva devem ser mais frequentes do que nos dias anteriores

| Foto: Fabiano do Amaral

A MetSul Meteorologia alerta que o calor que estava sendo mais seco se tornará mais úmido em grande parte do Rio Grande do Sul nesta semana, aumentando o desconforto pela maior umidade do ar e também a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados associados à elevada temperatura. Na última quarta-feira, chuva localmente intensa e com tempestades de verão atingiram diversas regiões gaúchas, mas, desde então, o tempo firme tem predominado.

Na semana que começa, entretanto, espera-se um maior ingresso de umidade no RS. Com isso, a perspectiva é que o calor estimule a formação de nuvens com chuva isolada e temporais localizados que ocorrem principalmente da tarde para a noite.

A massa de ar quente não abandona o território gaúcho, mas a maior presença de nuvens e as pancadas de chuva devem inibir tantas máximas extremas em parte do estado, como, por exemplo, no Oeste. De terça-feira em diante as pancadas de chuva serão muito frequentes, em especial da tarde para a noite, o que deve levar a uma interrupção desta sequência de dias de marcas próximas de 40ºC, embora o calor permaneça.

Abafamento maior

Com maior umidade, o abafamento será enorme em várias cidades da Metade Oeste. O Oeste gaúcho desde o começo do mês é a região que mais sofrendo com o calor e que vai seguir com as máximas mais extremas. Quaraí, por exemplo, teve neste mês até agora 37,4ºC no dia 1º; 30,0ºC no dia 2; 28,4ºC no dia 3; 33,9ºC no dia 4; 34,7ºC no dia 5; 33,4ºC no dia 6; 34,7ºC no dia 7; 37,0ºC no dia 8, 39,5ºC no dia 9; 38,1ºC dia 10; e 38,7ºC nesse sábado.

O Oeste, o Centro e o Sul do Rio Grande do Sul serão as regiões com maior probabilidade de ocorrência e que terão a maior frequência destas pancadas de chuva nesta semana, apesar de que deve chover de forma localizada em outras partes do estado, apenas que com frequência menor e em número menor de pontos a ponto de em algumas cidades sequer chover.

Correio do Povo