person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Veranistas aproveitam sol à beira-mar

Último dia de janeiro teve sol e bandeira amarela em boa parte das praias

Em alguns lugares do Litoral Norte, os termômetros marcaram entre 25 e 26 graus | Foto: CBMRS / Divulgação / CP

O último dia de janeiro teve sol e bandeira amarela em boa parte das praias. Em alguns lugares do Litoral Norte, os termômetros marcaram entre 25 e 26 graus, com vento nordeste moderado, combinação que resultou em uma temperatura agradável para quem desfrutava à beira-mar. O movimento foi tranquilo pela manhã, se intensificando a partir das 10h. Ainda assim, era possível se estabelecer com certo distanciamento entre os guarda-sóis.

O chefe da assessoria de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), tenente-coronel Isandré Antunes, avaliou janeiro como um mês positivo, à medida em que não ocorreu nenhum óbito em locais guarnecidos pelos guarda-vidas. No entanto, chamou atenção para o número de crianças perdidas, que foram acima de 400. “Isso indica um comportamento de distração dos pais e responsáveis, o que  requer cautela e retomada de atenção, pois poderíamos ter tragédias por conta disso”, comentou.

O tenente-coronel também pede mais prudência nos banhos de mar, momento em que  muitas pessoas se colocam em situação de risco. “Busquem locais onde os guarda-vidas estão e não se exponham em demasia para evitar correr risco de afogamento”, salientou.

Para fevereiro, a previsão é de menos veranistas do que o mês anterior. “Acredito que o movimento deve se intensificar nos fins de semana e com pico no Carnaval”, estimou.

A Operação Verão 2021/2022, o domingo registrou  sete salvamentos (três do Litoral Norte, dois no Litoral Sul e dois em águas internas), 4.536 ações de prevenção (3.405 no Litoral Norte, 628 no Litoral Sul e 503 em águas internas), oito pessoas encontradas (seis no Litoral Norte e duas no litoral Sul), 41 lesões por água viva (34 no Litoral Norte e 7 no Litoral Sul) e nenhum óbito.

O acumulado da Operação soma 320 salvamentos, 154.551 ações de prevenção, 418 pessoas encontradas, 14.311 lesões por água viva e apenas um óbito.

Taís Teixeira