Correio do Povo | Notícias | Granizo volta a danificar casas em Três Arroios

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 18 de Dezembro de 2018

  • 02/12/2010
  • 14:24
  • Atualização: 15:59

Granizo volta a danificar casas em Três Arroios

Em Centenário, prejuízo em aviários foi de R$ 600 mil

Mais de 20 mil aves morreram em Centenário  | Foto: Genoir Florek / Especial CP

Mais de 20 mil aves morreram em Centenário | Foto: Genoir Florek / Especial CP

  • Comentários
  • José Adelar Ody / Correio do Povo

A chuva de granizo que começou na noite de quarta-feira voltou a atingir Três Arroios, no Norte do Estado, nesta quinta-feira. A localidade Linha Anta foi a mais afetada. Por volta das 7h, os habitantes de seis propriedades foram surpreendidos pela precipitação que danificou casas e estrebarias.

De acordo com o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Olmir José Carlesso, algumas propriedades rurais tiveram os telhados quebrados e a janela de uma residência foi arrancada pelo vento. Os acessos também foram prejudicados porque árvores caíram sobre as ruas. Nessa manhã, foram feitas as remoções para liberar as vias.

Há cerca de 40 dias, um raio matou cinco vacas na Linha Napoleão, no município.

Centenário

Em Centenário, os prejuízos em duas propriedades chegam a R$ 600 mil, conforme o secretário de Agricultura de Centenário, Genoir Florek. Os aviários de duas famílias foram totalmente destruídos pelo temporal na quarta-feira. O vendaval, seguido de chuva de granizo, durou cerca de 15 minutos. Foram perdidos cerca de 27 mil frangos.

Além desses locais, lavouras de feijão, soja, trigo e milho também ficaram danificadas nas localidades de Lajeado Maria e Linha Mambira. Dezenas de pinheiros e eucaliptos foram derrubados. Na área urbana, o temporal destelhou parcialmente dez casas, mas sem gravidade. Apesar de todo o estrago provocado pela chuva, ninguém se feriu.

 

Houve queda de postes e a cidade ficou sem energia elétrica até as 2h da madrugada desta quinta-feira. O prefeito Luiz Alberto Pollon assinou na tarde desta quinta-feira a prorrogação e alteração de um decreto de situação de emergência em vigor há cerca de 40 dias. Naquela oportunidade, o excesso de chuvas interrompeu a passagem de veículos em estradas vicinais. “Agora além da chuva houve vendaval e perdas materiais em propriedades”, avaliou o secretário de Agricultura.

Áurea

Em Áurea, a perda na lavoura de fumo foi total, segundo o secretário de Agricultura, Edson Rustik. A área atingida foi 5 quilômetros quadrados. Parreirais também foram danificadas, cerca de 70% da cultura no município, 35% do feijão e 20% do milho. Vinte hectares de soja terão se ser replantados. Não há desabrigados na cidade e nem no meio rural. As localidades mais castigadas foram Três Barras e São João. O prefeito exercício, Gilmar Mustefaga, assinou decreto de situação de emergência nesta quinta-feira. O documento tem validade de 90 dias e aplica-se à área urbana do município e às localidades São João e Linha 4. Nesta quinta-feira, o secretário de Agricultura, deslocou-se para a Linha São Sebastião, na divisa com o município de Carlos Gomes, onde também ocorreram danos em lavouras e em uma propriedade.

Bento Gonçalves

Pelo menos 25 mil consumidores ficaram sem luz por mais de uma hora nesta quinta-feira, na região da Serra. Um forte temporal, que iniciou por volta das 12h30min, com muitos raios e trovões, atingiu uma linha de transmissão da RGE, causando queda de luz nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e parte de Farroupilha. O abastecimento foi restabelecido às 13h40min.

Bookmark and Share


TAGS » Granizo