|
Após protesto com mais de 600 pessoas contrárias ao corte de árvores na avenida João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro, para a duplicação da via, em Porto Alegre, uma reunião deve ser realizada na próxima semana para esclarecer os critérios que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) utilizou para autorizar a derrubada. Ainda assim, o titular da pasta, Luiz Fernando Záchia, antecipou que o encontro servirá apenas para prestar contas, já que a obra está licenciada e o corte, mantido.
Conforme o secretário, antes de ser iniciada a remoção das 115 árvores, a maioria de espécies exóticas, e o transplante de outras duas, todas foram catalogadas, seguindo critérios técnicos. Por isso, haverá compensações com o plantio de 401 novas mudas, em 12 locais diferentes. Depois da polêmica, o prefeito José Fortunati admitiu uma falha na comunicação.
A duplicação da Edvaldo Pereira Paiva, que inclui a João Goulart, faz parte do conjunto de obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014 e tem como principal objetivo beneficiar quem se desloca todos os dias à zona Sul da Capital. “Em respeito ao acontecido vamos levar ao conhecimento da população e à Câmara, junto com a secretaria de Obras e Secretaria Extraordinária da Copa, como foi feito o cálculo de cortes. De qualquer forma, a continuidade da obra é de competência da Smov, mas o corte está dentro do previsto, portanto, garantido”, esclareceu.
A duplicação tem uma extensão de 5,8 quilômetros da Usina do Gasômetro até a Pinheiro Borda. A obra completa abrange também a construção da ponte sobre o Arroio Dilúvio e terá ciclovia em todo o trecho.
Ouça o áudio: Secretário Zachia diz que o corte está mantido
Fonte: Wagner Machado / Rádio Guaíba
|