Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 07/04/2014
  • 14:15

Quatro hospitais universitários do RS receberão recursos do Governo Federal

Primeira parcela está prevista ainda para este mês

  • Comentários
  • Claudio Isaías / Correio do Povo

O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) vai destinar R$ 970 milhões para 47 hospitais universitários federais. No Rio Grande do Sul, quatro hospitais universitários receberão recursos financeiros do programa. Serão contemplados no Estado, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) da Universidade Federal do RS, Miguel Riet Corrêa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e Hospital Universitário de Universidade Federal de Santa Maria.

A primeira parcela dos recursos para os estados está prevista ainda para este mês. Os recursos serão liberados por meio de portarias a serem publicadas no Diário Oficial da União no decorrer do ano. O diretor de Atenção à Saude da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Celso Araújo, que coordena o programa, informou que nas portarias serão indicados os valores e as unidades que receberão os recursos.

Conforme Araújo, os investimentos servirão para aquisição de equipamentos, medicamentos, produtos para saúde, além de reformas e ampliações dos hospitais. “Os critérios para liberação dos recursos levarão em conta o porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito e a inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde como Rede Cegonha, Rede Psicossocial e ações de humanização”, explicou.

Para o diretor, os investimentos realizados pelo programa nos últimos anos têm transformado a realidade dos hospitais. “Este ano estão previstos investimentos em obras e reformas, além da aquisição de equipamentos que trarão avanços na qualidade e segurança do atendimento prestado à população”, afirmou.

Segundo Araújo, os hospitais universitários federais são importantes centros de formação de recursos humanos na área da saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de Ensino Superior. A rede de hospitais universitários federais é formada por 47 hospitais vinculados a 33 universidades federais.

Bookmark and Share