Porto Alegre, sábado, 29 de Novembro de 2014

  • 21/04/2014
  • 13:49
  • Atualização: 13:55

Sobe para 86 número de mortos em naufrágio na Coreia do Sul

Cerca de 220 pessoas seguem desaparecidas

Sobe para 86 número de mortos em naufrágio na Coreia do Su | Foto: Nicolas Asfouri / AFP / CP

Sobe para 86 número de mortos em naufrágio na Coreia do Su | Foto: Nicolas Asfouri / AFP / CP

  • Comentários
  • AE

O número de mortos com o naufrágio na Coreia do Sul chegou a 86 nesta segunda-feira, conforme mergulhadores que seguem com as buscas no interior da embarcação submersa. Cerca de 220 pessoas permanecem desaparecidas, de acordo com o que informou a guarda costeira a familiares das vítimas.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, disse nesta segunda-feira que o capitão e alguns membros da tripulação do navio que naufragou na quarta-feira passada na costa do país, com cerca de 400 pessoas a bordo, tiveram um "comportamento imperdoável, assassino". Inicialmente, o capitão Lee Joon-Seok disse aos passageiros que eles deveriam permanecer em seus quartos e esperou mais de meia hora para emitir um alerta de retirada.

O ritmo de resgate dos corpos se acelerou nos últimos dias, uma vez que os mergulhadores finalmente conseguiram entrar na embarcação. Depois que os corpos são tirados da água, a polícia e médicos procuram por formas de identificação e tomam notas sobre aparência, roupas e qualquer marca. Os corpos tem sido identificados visualmente, mas familiares têm providenciado amostras de DNA no caso de a decomposição tornar a identificação impossível.

A causa do desastre ainda não é conhecida, mas procuradores disseram que o navio fez uma forte curva antes de começar a se inclinar. O capitão disse que não estava na cabine neste momento. Os esforços de busca nesta segunda incluíram mais de 200 barcos de resgate, 35 aviões e 13 barcos de pesca. Ao todo, 641 pessoas estavam envolvidas, sobretudo da guarda costeira e da marinha.

Bookmark and Share