Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 22/04/2014
  • 22:28
  • Atualização: 22:34

Vendas de Páscoa no varejo crescem 9,5% em Porto Alegre

Resultado no período foi classificado como "número de superação" pela CDL

Vendas no varejo cresceram 9,5% na Capital | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

Vendas no varejo cresceram 9,5% na Capital | Foto: Tarsila Pereira / CP Memória

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

As vendas de Páscoa cresceram 9,5% no varejo de Porto Alegre e o resultado foi classificado como um número de "superação" pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) municipal. O primeiro trimestre não foi positivo para o setor, em razão da greve dos rodoviários e do Carnaval no início de março. Já a Páscoa teve como destaque o desempenho favorável dos chamados presentes úteis.

“Cerca de 25% das compras de Páscoa foram de artigos que substituíram o chocolate na cesta do consumidor”, explica o presidente da CDL, Gustavo Schifino. Em nível nacional, o crescimento das vendas de Páscoa foi de apenas 2,55%, no período de 13 e 19 de abril. O comparativo é com o mesmo período do ano passado (entre 24 e 30 de março de 2013). Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), esse foi o resultado mais fraco em cinco anos.

Para a CNDL, o desempenho abaixo das expectativas reflete o baixo crescimento da atividade econômica brasileira e, de certa forma, já era esperado pelos comerciantes. "Projetávamos o pior crescimento dos últimos cinco anos, por volta de 3,5%. Mas essa variação de 2,55% veio aquém do esperado e frustrou ainda mais os lojistas", avaliou o presidente da confederação, Roque Pellizzaro Junior.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) atribuiu o resultado ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à inflação elevada.

Bookmark and Share