Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 02/06/2014
  • 12:00
  • Atualização: 12:55

Porto Alegre será monitorada por 2,1 mil câmeras na Copa

Centro Integrado de Comando e Controle foi inaugurado oficialmente nesta segunda

As imagens, em tempo real, serão visualizadas em 56 telões  | Foto: André Ávila

As imagens, em tempo real, serão visualizadas em 56 telões | Foto: André Ávila

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

Durante a Copa do Mundo, Porto Alegre será monitorada 24 horas por dia por 2,1 mil câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), inaugurado oficialmente nesta segunda-feira. As imagens, em tempo real, serão visualizadas em 56 telões que juntos ocupam um espaço de 14x4 metros dentro da sala operacional especialmente construída junto à sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na rua Voluntários da Pátria, no Centro da Capital. 

Atualmente, 101 câmeras funcionam na principal sala operacional do CICC. Segundo o diretor do Departamento do Centro Integrado de Comando e Controle, coronel Antônio Scussel, na próxima segunda, com a chegada da seleção do Equador, a expectativa é de que o sistema esteja operando em sua totalidade. O atendimento, em cada turno, poderá contar com até 31 policiais.

Segundo o coordenador do CICC, delegado Sérgio Henrique Silva, o complexo vai centralizar a gestão e as principais decisões da segurança pública, inclusive após a Copa. Cada cidade-sede vai contar com um centro semelhante, tendo a rede interligada a uma central no Rio de Janeiro e outra em Brasília. 

Questionado sobre a promessa de manifestações e o receio com a segurança dos quase 200 mil visitantes que virão a Porto Alegre, o governador Tarso Genro assegurou que todos terão liberdade para protestar. No entanto, ele afirmou que haverá segurança para o público que assistirá aos jogos. “Estou vendo aqui não somente um trabalho excepcional, mas também um legado extraordinário que fica para segurança pública. O RS foi o que soube mais aproveitar e receber aquilo que foi proporcionado pelo governo federal em investimento e tecnologia para Copa do Mundo” declarou o governador na visita ao CICCR.

Já o secretário Airton Michels anunciou que a chegada em breve de 200 tablets para serem instalados nas viaturas da Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias. Ele ressaltou também a rapidez no atendimento das ocorrências com o CICCR. “Estamos prontos para a Copa”, assegurou.


Atuarão no CICC durante a Copa:

1. Instituto Geral de Perícias (IGP)
2. Brigada Militar (BM)
3. Polícia Civil
4. Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)
5. Agência Brasileira de Inteligência (Abin) 
6. Defesa Civil – Casa Militar
7. Polícia Rodoviária Federal (PRF)
8. Polícia Federal (PF)
9. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
10. Secretaria de Esporte e Lazer
11. Comando da 6ª Divisão de Exército – Centro de Coordenação de Defesa de Área/ Coordenador de Defesa de Área – Sede Porto Alegre

* Com informações da repórter Vitória Famer 

Bookmark and Share