Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 22/06/2014
  • 16:39

Terremoto de 5,5 graus sacode Lima e costa central do Peru

Segundo a Marinha peruana, não foi necessário alerta de tsunami porque epicentro foi no continente

  • Comentários

Um terremoto que atingiu 5,5 graus na escala Richter sacudiu neste domingo Lima e parte da costa central do Peru sem causar danos ou alerta de tsunami, informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O tremor afetou Lima, além de Pisco, Chincha, Cañete e Ica, localidades situadas 200 e 300 km ao sul da capital peruana.

O sismo, registrado às 13h05min locais (15h05min de Brasília) e teve duração de 40 segundos no total, assustou a população. No entanto, não foram registrados vítimas ou danos materiais, segundo os primeiros informes difundidos nas rádios de Lima.

O epicentro foi situado 23 km a noroeste da cidade de Ica, a 86 km de profundidade, destacou o IGP. A Marinha de Guerra descartou um alerta de tsunami devido a que o epicentro do tremor foi localizado em terra e não no mar, segundo uma declaração à rádio de seu porta-voz.

"O epicentro foi localizado em terra, o que confirma que não gera nenhum tipo de alerta de tsunami", informou a Marinha.
No Peru, os tremores são frequentes porque o país se situa no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma das regiões de maior atividade sísmica do mundo.