Evento em Porto Alegre discute parcerias comerciais com povos indígenas na moda

Evento em Porto Alegre discute parcerias comerciais com povos indígenas na moda

Bate-papo aberto ao público ocorre nesta segunda, às 19h, no auditório do UniSenac

Correio do Povo

Marca Monjuá possui um programa de parceria com povos indígenas desde 2021

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O curso de Design de Moda do UniSenac Porto Alegre vai promover uma atividade gratuita e aberta ao público para discutir parcerias comerciais com povos indígenas na moda nesta segunda-feira. O evento vai reunir quatro indígenas de diferentes comunidades, além de representantes do mercado e academia para uma conversa sobre o tema a partir do caso da Monjuá. A rede varejista gaúcha conta com 72 lojas no Estado e possui um programa de parceria com povos indígenas desde 2021. O bate-papo começa às 19h, no auditório do Campus Porto Alegre (Cel. Genuíno, 130).

Estarão presentes Gerônimo Franco Verá Tupã, vice cacique da aldeia Mbya Guarani Yvy Poty de Barra do Ribeiro (RS), professor bilíngue de Guarani e português; Cacique Maurício Ven Tánh Salvador, líder da comunidade Kaingang de Canela; Luana Kaingang, ativista e pesquisadora indígena PIPA, da comunidade Tupe Pãn de Porto Alegre e Ontxa Mehinako, artista indígena da etnia Mehinako, nascido na aldeia Uyaipiuko, localizada no Alto Xingu, Mato Grosso.

Como mediadoras, estarão Marcella Lorenzon, jornalista e pós-graduada em Moda, Criatividade e Inovação, criadora e podcaster do podcast Moda Importa; Inês Caroline Reicherdt, doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, com atuação de mais de 20 anos no Ensino Superior e Mariana Recena Aydos, cientista social, mestre em Demografia e Doutoranda em Administração e professora do Centro Universitário Senac há 11 anos. Para falar do trabalho da Monjuá junto aos povos indígenas estará Felipe Bender, CEO e sócio da empresa.

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O evento se propõe a promover uma discussão sobre as parcerias desenvolvidas junto aos povos indígenas durante a criação de coleções de moda, trazendo o diálogo não só para os estudantes do Centro Universitário, mas para toda a sociedade, como uma forma de fomentar e refletir sobre as inúmeras possibilidades e contribuições possíveis junto ao mercado.


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