Bento Gonçalves faz força-tarefa para resgatar pessoas em localidades rurais

Bento Gonçalves faz força-tarefa para resgatar pessoas em localidades rurais

Prefeitura decretou calamidade e conta com voluntários para prestar auxílio

Correio do Povo

Residentes em áreas de risco são acolhidos em salão do distrito de Faria Lemos

publicidade

A situação é caótica em localidades do interior de Bento Gonçalves. A principal preocupação no município é com famílias que residem perto de áreas de risco como encostas e rios. A prefeitura organizou uma força-tarefa para retirar pessoas que vivem nas margens do rio das Antas, nas localidades de Tuiuty e Alcântara, no distrito de Faria Lemos. Também está havendo monitoramento de barragens. Os órgãos de segurança apuram informações sobre uma mulher e um idoso que teriam sido arrastados pelas águas na região.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram resgatadas e encaminhadas para atendimento cerca de 130 pessoas, algumas levadas para casas de passagem ou familiares. Em torno de 100 pessoas permanecem abrigadas no salão da Linha Alcântara e outras 60 em pontos isolados. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e montou forças-tarefas com voluntários e servidores para atender aos chamados.

Veja Também

Conforme a prefeitura, equipes de resgate que saíram na tarde de quarta-feira só conseguiram chegar a famílias ilhadas na manhã desta quinta-feira. A prefeitura esperava a chegada de um helicóptero militar para acessar locais de difícil acesso. Há relatos de dezenas de pessoas sem contato desde quarta-feira, preocupando familiares. Na Linha Buriti, a informação é de que pessoas estão retidas por quedas de barreiras.

A situação é difícil também nas localidades de Passo Velho, KM2, Linha Ferri, Linha De Mari, Natividade e Veríssimo de Mattos. Nas proximidades da Pousada Bucco, próximo à ponte Ernesto Dornelles, há relatos de vários deslizamentos de terra. Os órgãos de segurança apuram informações sobre uma mulher e um idoso que teriam sido arrastados pelas águas na região. Na localidade de Linha São Luís, há relatos de pessoas soterradas e outras feridas. As fortes chuvas causaram bloqueio de vias na área urbana e no interior.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895