Despesas direcionadas aos auxílios para o RS terão marcadores, indica Simone Tebet

Despesas direcionadas aos auxílios para o RS terão marcadores, indica Simone Tebet

Ministra do Planejamento afirma que medida busca das mais transparência aos gastos

Correio do Povo

Tebet explica que todas despesas para ajudas ao RS serão identificadas

publicidade

Os recursos do Orçamento Federal direcionados à recuperação dos estragos causados pelas chuvas no RS terão marcadores de identificação. Nessa quarta-feira, a Secretaria do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento anunciou que a medida busca criar mais transparência para as despesas.

De acordo com entrevista concedida pela ministra Simone Tebet ao Grupo Estado, a ideia dos marcadores seria identificar os gastos e suas utilizações. “Não vai ter carimbo, mas terá marcadores do que eu posso gastar fora do limite de gastos exigido pelo novo arcabouço e fora da meta fiscal”, disse ela.

Proposto pelo Governo Federal e já aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado, o Decreto Legislativo que classifica a situação no Rio Grande do Sul como calamidade pública retira da meta fiscal todas as despesas utilizadas no intuito de reconstrução do Estado. Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Ministério, ações orçamentárias incluídas nos créditos extraordinários serão diferenciadas do orçamento normal justamente a partir dos localizadores, que serão utilizados exclusivamente no RS, acompanhados de um código e um nome padronizado.

Na mesma entrevista, Tebet informou que as demandas chegarão ao ministério setorial que, após uma primeira análise, depois as incluirá no sistema. A partir disso, essas demandas serão levadas à Junta de Execução Orçamentária (JEO), que pode ser convocada a qualquer hora.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895