Melchionna recolhe assinaturas para ‘PEC da Calamidade’

Melchionna recolhe assinaturas para ‘PEC da Calamidade’

Deputada tenta viabilizar na Câmara proposta para suspender pagamento da dívida do RS em função da tragédia climática

Flavia Bemfica

Texto proposto pela gaúcha precisa de 171 assinaturas para começar a tramitar

publicidade

A deputada federal Fernanda Melchionna (Psol) está recolhendo assinaturas para tentar apresentar, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabeleça um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações ao RS, como forma de fazer frente à calamidade climática que atinge o Estado. Para começar a tramitar, a proposta precisa da assinatura de 171 parlamentares. No Senado, desde a noite de domingo, já tramita uma outra PEC (15/2024), de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB/SE), também com flexibilização das regras fiscais para atender o RS.

Veja Também

Chamada pela deputada gaúcha de ‘PEC da Calamidade’, a proposta de Melchionna prevê a suspensão dos pagamentos das parcelas da dívida do RS com a União, bem como o desconto, do montante da dívida, dos gastos efetuados na reconstrução e nas ações de enfrentamento à tragédia.

Veja Também

A proposta permite também a adoção, pelo Executivo federal, de processos simplificados para contratação emergencial de pessoal, bens e serviços essenciais para responder à calamidade. E, ainda, a suspensão temporária das limitações legais sobre a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ações governamentais que acarretem aumento de despesa, assim como a concessão de incentivos fiscais. Os dois últimos itens são semelhantes aos que constam na PEC que tramita no Senado.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895