Relator dos processos contra Bolsonaro no TSE recebe homenagem no TRE-RS

Relator dos processos contra Bolsonaro no TSE recebe homenagem no TRE-RS

Ministro do STJ Benedito Gonçalves, que esteve à frente de processos da eleição passada, incluindo os da inelegibilidade, recebeu Medalha Moysés Vianna

Correio do Povo

Benedito Gonçalves recebeu a medalha Moysés Vianna no plenário do TRE-RS

publicidade

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves foi homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) com a Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral. O magistrado, que foi relator dos processos que tornaram o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu a mais alta honraria da Justiça Eleitoral do RS na última sexta-feira, em Porto Alegre.

Ministro do STJ desde agosto de 2008, Benedito Gonçalves ocupou o cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral entre os anos de 2022 e 2023, deixando a Corte eleitoral em novembro. Coube a ele relatar as ações referentes ao pleito de 2022, incluindo aquelas que diziam respeito a Bolsonaro.

Veja Também

Benedito Gonçalves recordou ter iniciado sua trajetória na magistratura federal no Estado. Natural da capital do Rio de Janeiro, em 1988 ele assumiu a vara única de Santa Maria da Seção Judiciária do RS. O ministro destacou a bravura de Moysés Vianna na batalha em defesa do sistema eleitoral e disse sentir-se honrado pela condecoração.

A presidente do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, registrou que o momento marca uma justa homenagem a um magistrado que sempre atuou em prol das garantias individuais e da representatividade de toda a sociedade brasileira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895