Agrishow: Conectividade rural no RS é maior que a média nacional

Agrishow: Conectividade rural no RS é maior que a média nacional

Mapeamento das áreas sem conexão à internet foi apresentado no primeiro dia da exposição, que iniciou sob forte calor e grande congestionamento nas vias de acesso

Poti Silveira Campos

Vias de acesso à Agrishow passaram a manhã lotadas e paradas em Ribeirão Preto (SP)

publicidade

O Rio Grande do Sul se encontra acima da média nacional no índice de conectividade rural. Enquanto a média do Brasil é de 0,45, a do Estado é 0,638. Quanto mais próxima de um, maior será a conectividade da área.

É o que aponta o ICR, medidor apresentado na 29ª Agrishow, aberta ao público nesta segunda-feira, em Ribeirão Preto (SP). A ferramenta foi desenvolvida pela organização sem fins lucrativos ConectarAGRO para auxiliar municípios, estados e União a identificar as regiões que mais carecem desse tipo de investimento.

No Rio Grande do Sul, o ICR mais alto é de Porto Alegre, que chega a um na escala. Já Pelotas tem um ICR de 0,6717; Cachoeira do Sul, de 0,3244, e Camaquã, de 0,2657.

O índice de cada município pode ser conferido aqui.

De acordo com o ConectarAGRO, apenas 37% dos imóveis rurais do país têm cobertura 4G em toda a sua extensão. E apenas 19% da área disponível para uso agropecuário dispõe do acesso à tecnologia. A maior cobertura está no Sudeste e no Sul.

“Nossas máquinas agrícolas não funcionam plenamente por falta de conectividade, quando se afastam das sedes das fazendas”, diz Ana Helena Andrade, diretora da ConectarAgro (e presidente da organização até a última semana, quando foi sucedida por Paolla Campiello).

Com uso pleno da tecnologia, as máquinas podem operar considerando variações meteorológicas, necessidade de controle de pragas e melhor aplicação de sementes e defensivos agrícolas, dentre outras vantagens.

O ICR foi desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com dados da Anatel e do Mapa. O ConectarAGRO surgiu há cinco anos, como resultado de uma iniciativa de empresas de máquinas agrícolas, de telecomunicação e de soluções digitais.

"Tecnologia embarcada sem uso é custo para o agricultor", afirmou o vice-presidente sênior e líder global Massey Ferguson, Luis Felli.

Calor de 35º e Jair Bolsonaro

Sob um calor de 35⁰C durante a maior parte do dia, a Agrishow abriu os portões nesta segunda-feira com longos engarrafamentos nas vias de acesso. No interior do parque, nem todas as estruturas estavam funcionando plenamente e algumas áreas tiveram queda de energia.

Um dos destaques foi a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao lado dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado - dois pretensos pré-candidatos ao Palácio do Planalto em 2026 - Bolsonaro participou de uma cerimônia no espaço da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. No entanto, a visita não chegou a perturbar o ambiente de negócios, como ocorreu na edição passada. Depois, ele percorreu a feira em carro aberto e se retirou.

A Agrishow 2024 se estende até sexta-feira, dia 3 de maio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895