Agrishow abre portões nesta segunda-feira

Agrishow abre portões nesta segunda-feira

Defasagem tecnológica da frota de máquinas agrícolas do país é aposta dos organizadores do evento

Poti Silveira Campos

Agrishow 2024 começa neste dia 29 de abril, em Ribeirão Preto

publicidade

Em um ano de baixa nas vendas de máquinas agrícolas, a 29ª edição da Agrishow aposta na necessidade de renovação da frota brasileira do setor para conseguir atingir os mesmos resultados de 2023, quando foram negociados R$ 13,9 bilhões. A feira, considerada o maior evento de tecnologia do agro no país, abre seus portões ao público nesta segunda-feira, dia 29, em Ribeirão Preto (SP).

“Hoje, 50% das máquinas agrícolas do Brasil tem entre dez e 15 anos de idade. Não digo que estejam sucateadas, mas são máquinas defasadas, que precisam ser renovadas”, explica o presidente da Agrishow, João Carlos Marchesan. Na Agrishow, os produtores têm acesso a soluções para a agricultura de precisão, com emprego de inteligência artificial e robôs, que se somam a equipamentos para pecuária, armazenagem, implementos agrícolas, máquinas para construção, sementes, software e hardware e muito mais.

A expectativa de repetir o valor obtido na edição anterior foi estabelecida diante da previsão da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) de encerrar 2024 com 15% a menos de faturamento na comparação com o ano passado – sendo esta a projeção “otimista”. “O ano passado foi excelente [para a Agrishow]. Queremos pelo menos fazer o mesmo número, muito embora as condições adversas”, afirma Marchesan.

Independentemente das expectativas financeiras, as perspectivas da exposição são avaliadas como positivas. Marchesan destaca outros números, maiores que os verificados em 2023, para justificar a confiança. As marcas representadas, por exemplo, tiveram um crescimento de uma centena de nomes, chegando a 800 nacionais e internacionais. No site da feira, a lista de expositores somava 631 empresas e instituições até o dia 21 de abril, incluindo empreendimentos de Alemanha, Colômbia, China, Espanha, Holanda, Hong Kong e Itália.

A área total ocupa 520 mil metros quadrados (o equivalente a 73 campos de futebol). “E está lotada”, comemora o presidente, lembrando que a distribuição dos estandes e pavilhões formam “21 quilômetros de ruas e avenidas”. Um estudo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo indica que a Agrishow atrairá 200 mil visitantes, cinco mil a mais que os 195 mil de 2023, com movimentação de aproximadamente R$ 620 milhões nos estabelecimentos da região em hospedagem, alimentação e entretenimento, principalmente.

Entre as atrações previstas, destacam-se o Agrishow Labs, Agrishow pra Elas e o Agrishow ao Vivo. No Agrishow Labs, o visitante encontrará um espaço dedicado à inovação e tecnologia no campo, situado dentro da Arena de Tecnologia e Inovação. Cerca de 40 startups do agro, o dobro de 2023, estarão presentes. Em terceira edição presencial, o Agrishow Pra Elas retorna com uma programação de debates maior que nos anos anteriores, com abordagens sobre liderança feminina e outros temas relacionados à vivência no campo. Agrishow ao Vivo é a opção para aqueles que desejam acompanhar o evento pela Internet. O site apresentará cobertura diária da feira, com uma hora de duração, com os principais destaques e acontecimentos, além de outras produções.

Na manhã deste domingo, 28, uma solenidade de inauguração, restrita a convidados, deverá reunir o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, organizadores e expositores do evento e imprensa.
Em 2023, a cerimônia de abertura resultou numa saia justa com o governo federal. Fávaro, que havia sido convidado para o ato, foi alertado pelos organizadores de que o ex-presidente Jair

Bolsonaro também compareceria. Desconvidado e aconselhado a ir no segundo dia da Agrishow, o ministro desistiu de participar. A solenidade acabou sendo cancelada. Na sequência, o governo federal ameaçou cortar o patrocínio do Banco do Brasil ao evento. Bolsonaro anunciou que visitará a edição de 2024 nesta segunda-feira, acompanhado do governador paulista.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895