Feiras do peixe no Estado devem comercializar 2,5 mil toneladas

Feiras do peixe no Estado devem comercializar 2,5 mil toneladas

Emater estima realização de mais de 5 mil eventos na Semana Santa

Correio do Povo

Cultivo de tilápias em açudes e viveiros apresenta crescimento

publicidade

Mais de 5,2 mil eventos devem comercializar 2,5 mil toneladas de pescado durante a Semana Santa, ou o equivalente a 232 gramas disponíveis por habitante do Rio Grande do Sul. A expectativa de vendas foi divulgada pela Emater/RS-Ascar em seu boletim conjuntural semanal, nesta quinta-feira. Conforme a empresa de assistência técnica e extensão rural, 443 dos 497 municípios gaúchos apresentaram dados sobre pontos de venda de pescado de cultivo e de captura. A análise aponta que o Estado tem feiras urbanas em 290 locais, 1.749 feiras em propriedades rurais e 150 em pesque-pague.

A avaliação da Emater indica ainda ações de captura em 1.829 residências de pescadores, 501 locais de comercialização na beira da praia e 171 locais em beiras de rios. Também foram identificados 266 ambulantes e 272 locais de comercialização, como peixarias, mercados e outros estabelecimentos que não se enquadram nas categorias anteriores. As vendas de pescado ocorrem principalmente em propriedades e residências de pescadores e, em menor número, nas feiras urbanas, pesque-pague, beiras de praia, beiras de rio, ambulantes e outros locais.

A Emater estima que, em relação ao ano passado, ocorra aumento de 38,8 toneladas nas vendas totais, com preços ao consumidor similares ao período anterior. A produção de carpas ainda mantém o maior volume ofertado, com crescimento no cultivo de tilápias em açudes e viveiros. A empresa avalia como positivos a estabilidade nos preços e o crescimento da produção de tilápia, mas alerta que os resultados só poderão ser confirmados após o término das feiras.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895