Baixa vacinação, é melhor prevenir, Ana Cañas e institutos federais

Baixa vacinação, é melhor prevenir, Ana Cañas e institutos federais

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

Baixa vacinação

Continuam os alertas sobre a baixa vacinação contra a Covid-19. A vacina está disponível para crianças a partir dos seis meses desde 2023, sendo que o esquema vacinal é de três doses para esse público (CP, 15/3). O boletim Observa Infância do Observatório de Saúde na Infância, uma parceria entre a Fio Cruz e a Faculdade de Medicina de Petrópolis, no Rio de Janeiro, aponta que, entre os jovens com menos de 14 anos, apenas 11,4% receberam as três doses do imunizante. São impressionantes a falta de ação dos órgãos governamentais para este assunto e a despreocupação das famílias para o problema. Não sabem que é persistente o número de mortes causadas pela doença?
Santiago Lancasterini, Porto Alegre, via e-mail

É melhor prevenir

A prevenção necessária que todos devemos ter sobre as enfermidades que devemos ter cuidado está presente no cronograma dos meses dedicados ao alerta sobre a gravidade destas doenças. Neste março, como ensina o editorial "Março contra o câncer de intestino" (CP, 14/3), é destacado o necessário combate contra o câncer de intestino, o câncer colorretal. É o segundo tumor mais recorrente, tanto em homens como em mulheres, sendo a terceira maior causa de morte por câncer no país em 2020. E esta doença pode ser curada se diagnosticada a tempo. Todos podemos realizar os procedimentos de prevenção pelo SUS. Basta um exame anual.
Mariana S. do Nascimento, Porto Alegre, via e-mail

Ana Cañas

Não pude assistir ao show da cantora e compositora Ana Cañas, mas guardo a capa do Arte&Agenda (CP, 15/3) como uma bela recordação desta artista que fez grande sucesso em agosto do ano passado no Opinião. Ela canta as músicas de Belchior e reuniu os principais sucessos do cantor como "Apenas um Rapaz Latino-Americano" e "Como Nossos Pais".
Fábio Alexandre M. da Silva, Porto Alegre, via e-mail

Institutos federais

"Governo anuncia 100 novas unidades de institutos federais." Excelente iniciativa. Que possamos ter mais e mais, inclusive na metade sul do Estado, mas também na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral.
Rafael Firpo Rodrigues, Pelotas, via Instagram


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895